quarta-feira, 6 de abril de 2011

D É F I C E C O G N I T I V O


O QUE É O DÉFICE COGNITIVO (OU DEFICIÊNCIA MENTAL)?
Vários autores assumem que alguém tem um Deficiência Mental quando o seu funcionamento cognitivo ou intelectual se encontra abaixo do esperado para a sua idade (Q.I. é inferior a 70), e apresenta dificuldades de adaptação às tarefas necessárias a um quotidiano independente, nomeadamente, em pelo menos duas das seguintes áreas: comunicação, autonomia pessoal, autonomia doméstica, competências sociais, uso de recursos comunitários, autocontrolo, competências académicas, competências no trabalho, tempos livres, saúde e segurança (Associação Americana de Psiquiatria).

Critérios para a formulação do diagnóstico de Deficiência Mental:
Q.I. «borderline» 70-79
Deficiência Mental ligeira: 50-69
Deficiência Mental moderada: 35-49
Deficiência Mental severa: 20-34
Deficiência Mental profunda: <20

É FREQUENTE?
A taxa de prevalência da deficiência mental é estimada entre 1 a 3%, nas idades pediátricas. Embora não haja consenso entre os investigadores, parece ser mais frequente no sexo masculino (O.M.S, 2002; APA, 2000).

QUAL A CAUSA?
Tal como refere Nuno Lobo Antunes, a formação do cérebro é um prodígio de complexidade e precisão, e como tal vulnerável.
As causas do défice cognitivo são variadas. Pode resultar de erros congénitos (incluem malformações do cérebro e alterações nos cromossomas, como na Síndrome de Down), de infeções, de agentes tóxicos (álcool, intoxicação por chumbo), de traumatismos, de alterações endocrinológicas (o hipotiroidismo, ou diminuição do nível da hormona tiroideia), de doenças degenerativas, de doenças vasculares (falta de oxigenação e baixa da pressão arterial no período que rodeia o parto) e de perturbações metabólicas (falta de enzimas) (Antunes, 2009).
Identificar a causa da Deficiência Mental possibilita uma melhor compreensão da mesma. No entanto, muitas vezes a causa do défice cognitivo é impossível de reconhecer, sobretudo nos casos mais ligeiros.

COMO SE AVALIA?
O défice cognitivo é avaliado a partir de testes de inteligência. A escala de Wescheler (WISC – Wescheler Intelligence Scale for Children) é a mais utilizada e serve-se de provas verbais e não-verbais para definir um coeficiente de inteligência global (Q.I.), que é dividido na componente verbal e na de realização. A escala Griffiths é utilizada em crianças dos dois aos oito anos, e compara a idade da criança em termos do seu desenvolvimento com a sua idade cronológica nas áreas motoras grosseira e fina, linguagem, socialização, realização e raciocínio prático. Para além desta avaliação é necessário “medir-se” as capacidades adaptativas através de questionários apropriados (Antunes, 2009). Existem muitos outros testes, todos eles com vantagens e desvantagens.

QUAIS AS CONSEQUÊNCIAS? QUAL O PAPEL DO PROFESSOR?
Alunos com défice cognitivo podem ter dificuldades com várias funções do cérebro, particularmente, apresentam um ritmo de aprendizagem mais lento, imaturidade emocional e dificuldades de memória a curto prazo e de concentração. O Estudante com défice cognitivo tem necessidades diferentes e vai exigir vários mecanismos de apoio. O professor deve definir objetivos realistas para estes alunos, dado que é fundamental que eles se sintam bem sucedidos nos seus esforços académicos.

Estratégias de ensino:
•    Correção individualizada dos trabalhos de casa.
•    Os aspetos mais relevantes da aula, ou noções fundamentais, deverão ser sublinhados.
•    Demonstração de expectativas positivas.
•    Definir objetivos adequados ao aluno conseguindo atingir sucesso e autoestima.
•    Ensino segmentado e repetido com alguma frequência.
•    Ensino individualizado em termos de reforço de aprendizagem.
•    Aprender a realizar tarefas que lhes permita adquirir competências de trabalho.
•    Entrega de documentos escritos.
•    Recorrer a técnicas de manipulação e a objetos concretos.
•    Fornecer instruções claras e detalhadas (verbal e escrita) se for o caso.
•    Reduzir distrações na sala de aula.
•    Fornecer um lugar calmo para trabalhar.
•    Ajudar o aluno a reduzir a desordem no ambiente de trabalho do aluno.
•    Divida grandes tarefas em tarefas menores.
•    Apoio na interpretação dos testes.
•    Apoio de colegas em algumas tarefas.
•    Apoio na organização do caderno diário.
•    Apoio na consulta do manual.
•    Verificar se o aluno apontou os TPC na “agenda do aluno”.
•    Use “agenda do aluno” para marcar as atividades, tarefas e prazos.
•    Lembrar ao estudante de prazos importantes.
•    Agendar reuniões semanais com o professor para determinar se as metas estão sendo atendidas.
•    Permitir adicionais de ensino e tempo de aprendizagem.
•    Fornecer pistas ambientais para ajudar na memória.
•    Fornecer elogios e reforço positivo.
•    Fornecer instruções escritas para tarefas e atividades.
•    Escreva expectativas claras de responsabilidades e os resultados de não conhecê-los.
•    Desenvolver estratégias para lidar com os problemas antes que eles surjam.
•    Fornecer acordos escritos com base em entendimento e compreensão das expectativas.
•    Fazer adequações no processo de aprendizagem, nomeadamente, adequações no processo de avaliação e adequações curriculares individuais.

Daniela Oliveira,
Núcleo de Educação Especial

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